RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação. Indivíduo. Sociedade.

Cómo citar

Pereira Peres, C. P. (2020). RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS. Revista Contemporânea De Educação, 15(34), 118–132. https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36615

Resumen

O artigo objetiva analisar as contribuições de Norbert Elias no campo social e educacional. Para tanto, toma-se como referência fundantes duas de suas elaborações teóricas, a saber: O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1993) e, A Sociedade dos Indivíduos (1994). As reflexões suscitadas, a partir destas obras, buscam evidenciar a individualização do indivíduo, sua relação com a sociedade individual e coletiva e a relação social com o Ser indivíduo. Portanto, as análises de Elias, contribuem significativamente para compreender as ocorrências sociais e educacionais na contemporaneidade, uma vez que, considera a cultura e a civilização elementos relacionais na sociedade, por condicionar às organizações políticas, a estrutura econômica, a tecnologia e a vida social como um todo.

 

https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.36615
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.