A DIMENSÃO INTERNACIONAL DO CAPITAL CULTURAL COMO ALVO DE ESCOLAS NACIONAIS
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Aguiar, A. (2009). A DIMENSÃO INTERNACIONAL DO CAPITAL CULTURAL COMO ALVO DE ESCOLAS NACIONAIS. Revista Contemporânea De Educação, 4(8), 241–259. https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1584

Abstract

O artigo discute resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre estratégias de internacionalização operadas por escolas brasileiras da rede privada, nos níveis infantil, fundamental e médio. Foram investigados 65 estabelecimentos localizados em região de alto favorecimento econômico da cidade de Belo Horizonte, por meio da análise de seu material de divulgação, além de entrevistas semidiretivas realizadas com diretores, coordenadores ou professores. Um investimento particular em recursos internacionais foi detectado em mais da metade das escolas: iniciativas diversificadas em torno de dois objetivos principais - aquisição e domínio de outro idioma; a vivência efetiva dos alunos no estrangeiro.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1584
PDF (Português (Brasil))

References

ABREU, Ramon C.; NOGUEIRA, M. A. Escola pública e famílias populares: uma relação dissonante. Educação em Revista. Belo Horizonte, n° 39, p.41-60, 2004.

AGUIAR, Andréa. O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas. 245p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação -- UFMG, 2007.

AGUIAR, Andréa. Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica. Educação e Pesquisa (USP), v. 35, p. 67-79, 2009.

MUSSE, Ricardo. A elite invisível. Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, 28 de novembro, 2004.

NOGUEIRA, Ma Alice; AGUIAR, A. La formation des élites et l'internationalisation des études: peut-on parler d'une «bonne volonté internationale»? Education et Sociétés, v. 21, n.1, p.105-119, 2008.

NOGUEIRA, Ma Alice; AGUIAR, Andréa; RAMOS, Viviane. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação e Sociedade, v. 29, p. 355-376, 2008.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.