Abstract
O artigo centra-se na condição de analfabeto e nos cursos de alfabetização de adultos, a partir da perspectiva de adultos analfabetos. Os dados empíricos resultaram de uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas biográficas a nove adultos analfabetos, residentes no contexto rural, em Portugal. A entrevista biográfica incidiu sobre o percurso de vida e o processo de formação dos adultos. Apresentam-se contributos teóricos sobre o analfabetismo e a alfabetização. Os adultos reconhecem que a sua condição de analfabeto resultou de dificuldades financeiras da família, consideram que o fato de não saberem ler nem escrever limitou as suas oportunidades, ao longo da vida, e são críticos sobre os cursos de alfabetização de adultos.References
BENAVENTE, Ana et alli. A literacia em Portugal: Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Conselho Nacional de Educação, 1996.
CANÁRIO, Rui. Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática. Lisboa: Educa, 1999.
CAVACO, Carmen. Aprender fora da escola: Percursos de Formação Experiencial. Lisboa: Educa, 2002.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Les histoires de vie : De l´invention de soi au projet de formation. Paris: Anthrophos, 2000.
FERRAROTTI, Franco. Histoire et histoires de vie : La méthode biographique dans les sciences sociales. Paris: Meridiens Klincksieck, 1990.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
FREIRE, Paulo. Professora Sim Tia Não: Cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo: Editora Olho d´Água, 2000ª.
LAHIRE, Bernard. L´invention de l´«illettrisme». Paris: Éditions La Découverte, 1999.
MELO, Orlinda. Alfabetização e trabalhadores: O contraponto do discurso oficial. São Paulo: Editora da UNICAMP e Editora UFG, 1997.
PINEAU, Gaston & LE GRAND, Jean-Louis. Les histoires de vie. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.
POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone e RAYBAUT. Histórias de Vida. Teoria e Prática. 2. ed. Oeiras: Celta, 1999.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Revista Contemporânea de Educação

