Resumen
A qualidade do ensino é abordada neste artigo dentro de uma perspectiva histórica, tomando como fonte o relatório redigido por Anísio Teixeira no início de suas atividades como Diretor Geral da Instrução Pública do Distrito Federal (1931-1935). Neste documento estão presentes os resultados da primeira avaliação sistêmica realizada no município do Rio de Janeiro referentes ao ensino fundamental e reflexões germinais sobre a qualidade da oferta escolar brasileira.Citas
COLEMAN, James S. Equality of Educational Opportunity. Washington, DC, US. Government Printing Office, 1966.
EMERIQUE, Raquel Balmant. Imagens da qualidade de ensino. Por uma sociologia dos estabelecidos e dos outsiders da educação. Rio de Janeiro, 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) -- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
HORTA, José Silvério Baia. “Direito à educação e obrigatoriedade escolar”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 104, jul. 1998. p.5-34.
NUNES, Clarice. “O ‘velho' e ‘bom' ensino secundário: momentos decisivos”. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai-ago 2000. p. 35-60.
NUNES, Clarice. “As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo Vargas”. In: BOMENY, Helena (org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2001. p. 103-125.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2011 Revista Contemporânea de Educação
