Resumen
Este artigo apresenta o início da elaboração de um instrumento de análise da sala de aula, construído a partir de uma tese sobre a repetência. Segundo esse estudo, as salas de aulas se organizam a partir do princípio “centro-periferia”, que hierarquiza a sala de aula. Essa estrutura relacional é descrita pelos modos de agir do professor com os alunos e revela como alguns alunos são mais focados pelo professor do que outros ao longo da aula. A pesquisa de doutorado gerou perguntas sobre os critérios de escolha do professor, que deverão ser respondidas com um instrumento sociológico de cunho quantitativo.Citas
BARBOSA, M. L. de O. . A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil. In: Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2005.
BARBOSA, M. L. de O. . Diferencias de género y color en las escuelas de Brasil: Los maestros y la evaluación de los alumnos. In: Etnicidad, Raza, Género y Educación en América Latina. PREAL, 2004.
BARBOSA, M. L. de O. . Desempenho escolar e desigualdades sociais: resultados preliminares de pesquisa. Preal Debates, n.6, 2000.
BOURDIEU, P e PASSERON, J.C A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: desigualdades frente à escola e à cultura. p.39-64, In: NOGUEIRA, M. A. & CATANI, A. (org.), Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n 38, p 17-86, dez 2003.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2014 Revista Contemporânea de Educação
