UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE NA SALA DE AULA
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Earp, M. de L. S. (2009). UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE NA SALA DE AULA. Revista Contemporânea De Educação, 4(8), 319–336. https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1588

Resumen

Este artigo apresenta o início da elaboração de um instrumento de análise da sala de aula, construído a partir de uma tese sobre a repetência. Segundo esse estudo, as salas de aulas se organizam a partir do princípio “centro-periferia”, que hierarquiza a sala de aula. Essa estrutura relacional é descrita pelos modos de agir do professor com os alunos e revela como alguns alunos são mais focados pelo professor do que outros ao longo da aula. A pesquisa de doutorado gerou perguntas sobre os critérios de escolha do professor, que deverão ser respondidas com um instrumento sociológico de cunho quantitativo.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1588
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARBOSA, M. L. de O. . A qualidade da escola e as desigualdades raciais no Brasil. In: Os mecanismos de discriminação racial nas escolas brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2005.

BARBOSA, M. L. de O. . Diferencias de género y color en las escuelas de Brasil: Los maestros y la evaluación de los alumnos. In: Etnicidad, Raza, Género y Educación en América Latina. PREAL, 2004.

BARBOSA, M. L. de O. . Desempenho escolar e desigualdades sociais: resultados preliminares de pesquisa. Preal Debates, n.6, 2000.

BOURDIEU, P e PASSERON, J.C A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: desigualdades frente à escola e à cultura. p.39-64, In: NOGUEIRA, M. A. & CATANI, A. (org.), Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n 38, p 17-86, dez 2003.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2014 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.