UMA INVESTIGAÇÃO MICROGENÉTICA SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Júnior, V. C. (2012). UMA INVESTIGAÇÃO MICROGENÉTICA SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. Revista Contemporânea De Educação, 5(10). https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1619

Resumen

Este artigo é parte de uma investigação cognitiva realizada para avaliar a internalização do conceito de DNA por seis alunos da terceira série do Ensino Médio, considerados como os que mais se destacavam pelo interesse nas aulas. Inicialmente, os alunos responderam, por escrito, um questionário para que pudéssemos avaliar o conceito de DNA internalizado; a seguir, realizamos gravações em áudio das interações dialógicas entre pesquisador/alunos durante as entrevistas individuais. Os resultados escritos da pós-entrevista evidenciaram diferenças significativas em relação ao questionário anterior às entrevistas, demonstrando reorganizações conceituais e respostas mais elaboradas, resultantes da atividade metacognitiva proporcionada pela dinâmica interativa.

 

https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1619
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALVES, A. J. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº 81,pp. 53-60, 1992.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.

BRUNES, J. Vygotsky: a historical and conceptual perspective. In: WERTSCH, J. Culture, communication and gognition: Vygotskian Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.

CARABETTA-JÚNIOR, V. A internalização de conceitos de Biologia por alunos de Ensino Médio: um estudo microgenético. Tese de Doutorado -- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo: 2003.

COLL, C e SOLÉ, I. A Interação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. In: COLL, C et al. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2011 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.