EDUCAÇÃO E POBREZA: O IMPACTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
PDF (Português (Brasil))

Comment citer

da Silva, A. P., Brandão, A., & da Dalt, S. (2009). EDUCAÇÃO E POBREZA: O IMPACTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Revista Contemporânea De Educação, 4(8), 301–318. https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1587

Résumé

Este trabalho examina a relação entre Educação e pobreza, analisando os impactos das condicionalidades do Programa Bolsa Família sobre o perfil educacional das famílias atendidas no Nordeste. O estudo é parte de uma investigação, coordenada pelo DataUFF, com base numa amostra de entrevistas semiestruturadas. As conclusões confirmam dados apontados por outras pesquisas sobre os impactos do PBF na escolaridade de crianças e adolescentes, paralelamente à expansão da rede escolar de Ensino Fundamental. Além disso, avança nas discussões sobre o fortalecimento da cidadania e aumento da escolarização das famílias, a partir de sua inserção na política de transferência de renda.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1587
PDF (Português (Brasil))

Références

BARBOSA. Maria Ligia de Oliveira; SANT'ANNA GABRIEL, Maria Josefina. As classes populares e a valorização da educação no Brasil (mimeo). IFCS/UFRJ, 2009. Texto no prelo para publicação.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, J.C. A Reprodução -- Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975.

BRANDÃO, André DALT, Salete da; GOUVEIA, Vitor H. Segurança alimentar e nutricional entre os beneficiários do PBF. In VAITSMAN, J. ; PAES-SOUZA, Rômulo. Avaliação de políticas e programas do MDS. Brasília, MDS, 2007.

CASTRO, Maria Helena G. Avaliação do sistema educacional brasileiro -- Tendências e Perspectivas. Brasília: INEP, 1998.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2014

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.