CINEMA, INFÂNCIA E ESCOLA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PDF (Português (Brasil))

Comment citer

Leite, G. P. C., Pereira, G. R., Alves, I. de B., Norton, M., de Oliveira, M. R., & Fasanello, M. T. (2012). CINEMA, INFÂNCIA E ESCOLA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contemporânea De Educação, 5(10). https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1616

Résumé

Esse texto surge como fruto de leituras e debates da disciplina Tópicos especiais: Educação e Cinema do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pretende refletir acerca da qualidade do encontro entre o cinema e a infância no contexto escolar, para além da questão do gosto. O artigo aposta fortemente na hipótese de alteridade de Alain Bergala e promove questões para pensar a pedagogia da criação. Trata-se também de uma proposta de aproximação da experiência escolar como uma forma efetiva de aprender com as crianças a desnaturalizar as formas de ver e estar no mundo, olhando-o como se fosse a primeira vez.
https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1616
PDF (Português (Brasil))

Références

AGAMBEN, G. Infância e história. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2001.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. A forma espacial da personagem. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERGALA, Alain. A hipótese -- Cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink. 2008.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2011

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.