LÍNGUA INGLESA E CONTEXTO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIO: AVALIANDO E REPROJETANDO PRÁTICAS PLURILÍNGUES E TRANSCULTURAIS SOB A LUZ DOS MULTILETRAMENTOS
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

ensino crítico de inglês para fins acadêmicos
multiletramentos
gêneros discursivos.

Comment citer

Hilsdorf Rocha, C. (2012). LÍNGUA INGLESA E CONTEXTO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIO: AVALIANDO E REPROJETANDO PRÁTICAS PLURILÍNGUES E TRANSCULTURAIS SOB A LUZ DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Contemporânea De Educação, 7(13), 78–91. https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1659

Résumé

Este artigo retrata resultados de um estágio pós-doutoral sobre o inglês em contexto acadêmico-universitário, mais especificamente no Programa de Formação Interdisciplinar Superior, implantado na Unicamp em 2011 e destinado a jovens egressos do Ensino Médio público de Campinas (SP). Foca-se o material didático elaborado como recurso mediador para as disciplinas de língua inglesa, visando delimitar teoricamente as características centrais desse instrumento frente à formação cidadã e à noção ressignificada de inglês para fins específicos. O embasamento recai na Pedagogia dos Multiletramentos, atrelada à visão bakhtiniana de linguagem e ao conceito de gêneros discursivos como potentes mediadores do processo educativo.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1659
PDF (Português (Brasil))

Références

BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BAKHTIN, M. M. Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance). São Paulo: Editora Hucitec, 1988 [1934-1935].

BAKHTIN, M. M. /Volochínov, V. N.. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, M. M. /Volochínov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004 [1929].

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2014

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.