A IMAGEM CORPORAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ALUNOS: VISÃO DE PROFESSORES
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

currículo
ensino básico

Comment citer

Rossi, D. S., Ilha, P. V., Krug, M. de R., & Soares, F. A. A. (2014). A IMAGEM CORPORAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ALUNOS: VISÃO DE PROFESSORES. Revista Contemporânea De Educação, 9(18), 357–372. https://doi.org/10.20500/rce.v9i18.1864

Résumé

Considerando estabelecer novas propostas de trabalho pedagógico a partir da temática imagem corporal na promoção da saúde dos alunos, o objetivo deste estudo foi analisar a visão dos professores sobre a importância de se abordar a imagem corporal junto aos conteúdos, a forma como inseri-lo nas disciplinas curriculares bem como a sua influência na aprendizagem dos conteúdos. Professores de uma escola pública responderam às questões abertas, analisadas conforme seu conteúdo. De forma unânime, percebem a relevância do tema, expõem ideias de como trabalhá-lo transversalmente em suas disciplinas, e justificam porque acreditam que tenha influência positiva na aprendizagem dos conteúdos curriculares.

https://doi.org/10.20500/rce.v9i18.1864
PDF (Português (Brasil))

Références

ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

ALVES, D.; PINTO, M.; ALVES, S.; MOTA, A.; LEIRÓS, V. Cultura e Imagem Corporal. Motricidade; v.5, n.1, p.1-20, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOVO, M.C. Interdisciplinaridade e Transversalidade como dimensões da prática pedagógica. Revista Urutágua -- 2004, n7.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 436p.

BUOGO, A.L; COSTA A.E; STEDILE, N.L.R; MATTANA, S.M.D. Oficinas pedagógicas: experiências para qualificar a ação docente. IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola et alii, Lageado-RS, 24 a 29 de julho, 2005.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2014

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.