Condições de permanência material e simbólica de estudantes negros na universidade
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Alves, V. K., & Casali, C. (2021). Condições de permanência material e simbólica de estudantes negros na universidade. Revista Contemporânea De Educação, 16(37), 28–45. https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110

Résumé

Esta pesquisa analisa experiências de estudantes negros em uma universidade federal brasileira localizada na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em relação às condições de permanência material e permanência simbólica destes estudantes no ensino superior. A análise foi realizada em novembro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes negros dos cursos de Administração e de Turismo daquela universidade. Os resultados elencam as principais dificuldades materiais e simbólicas vivenciadas por estudantes negros no ensino superior e revelam o longo caminho que a universidade brasileira ainda tem pela frente para proporcionar condições igualitárias de permanência a estudantes negros.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110
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© Revista Contemporânea de Educação 2021

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