A filosofia da educação afrodiaspórica: entre apostas e heranças
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Educação antirracista
Ensino de filosofia
Filosofia da Educação
Relações étnico-raciais
Formação

Comment citer

Reis, D. dos S. (2021). A filosofia da educação afrodiaspórica: entre apostas e heranças. Revista Contemporânea De Educação, 16(36), 170–175. https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.45123

Résumé

Resenha de FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020. 116 p. Trata-se de livro que debate heranças e proposições antirracistas na filosofia da educação brasileira, com ênfase na crítica ao eurocentrismo e ao racismo epistêmico, que exclui dos repertórios filosóficos canônicos os conhecimentos, práticas e saberes afrorreferenciados. O escrito pretende articular o debate acerca das relações raciais e das filosofias africanas e afro-brasileiras em um contexto educacional.
https://doi.org/10.20500/rce.v16i36.45123
PDF (Português (Brasil))

Références

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Jindengue – Omo-kékeré: Notas desde alguns olhares africanos sobre infância e formação. In: XAVIER, Ingrid Müller; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 41-51.

PINTO, Valdina. Meu caminhar, meu viver. 2ª. edição. Salvador: Sepromi, 2015.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2021

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.