Avaliação processual: um relato de experiência na pós-graduação lato sensu
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Mots-clés

Avaliação
Pós-graduação lato sensu¸ Aprendizado

Comment citer

Bonel, C., & Menegat, J. (2023). Avaliação processual: um relato de experiência na pós-graduação lato sensu. Revista Contemporânea De Educação, 18(41), 155–168. https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54619

Résumé

O presente artigo é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar a avaliação processual como instrumento de (re)construção do aprendizado na disciplina de Integração e Governança de Dados, da pós-graduação lato sensu em ciência de dados, com ênfase em políticas públicas em uma instituição de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. Com base nos pressupostos de teóricos/as como Esteban, Freire e Saul, em diálogo com a experiência, autores e respostas dos/as alunos/as ao formulário de avaliação da disciplina é possível observar que, quando a teoria é aplicada à prática com responsabilidade e dedicação extraclasse, existe contribuição positiva da avaliação processual no aprendizado, porém é necessário refletir sobre o tempo que as Instituições disponibilizam para o professor.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54619
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Références

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional. Recuperado em 11 julho, 2022, de https://gestrado.net.br/verbetes/avaliacao-educacional/

ESTEBAN, M. T. (2013). Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, M.T. (Org.). Escola, Currículo e avaliação (pp. 13-37). São Paulo: Cortez.

FREIRE, P. (2021). A importância do ato de ler em três artigos que se completam (52a. ed). São Paulo: Cortez editora.

GADOTTI, M. (2009). Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.

SAUL, A. M. (2012). Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 25, 17-24.

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© Revista Contemporânea de Educação 2023

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