OS ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS NA UFRJ: APROXIMAÇÕES INSTITUCIONAIS
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Palavras-chave

Política Educacional
Educação Moral e Cívica
Estudos de Problemas Brasileiros.

Como Citar

Cunha, L. A. (2012). OS ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS NA UFRJ: APROXIMAÇÕES INSTITUCIONAIS. Revista Contemporânea De Educação, 7(13), 194–216. https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1665

Resumo

Este artigo almeja contribuir para o conhecimento da institucionalização dos “Estudos de Problemas Brasileiros” -- EPB - na Universidade Federal do Rio de Janeiro -- UFRJ. Para isso, o artigo tem quatro alvos: a normatização da oferta dessa disciplina nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; a peculiar posição da coordenação dos EPB na estrutura da UFRJ; o curso de atualização para professores de EPB no período 1971 a  1985; e, finalmente, a decisão dos órgãos colegiados da UFRJ de eliminar a obrigatoriedade dessa disciplina (1990), três anos antes da legislação federal (1993).

lacunha@cfch.ufrj.br

https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1665
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Referências

Boletim da UFRJ, anos 1970 a 1990.

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