A política, a ética e a estética de "O Pensamento Vegetal: a literatura e as plantas"

uma leitura

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.66263

Schlagworte:

pensamento vegetal, política da existência, solidariedade dos viventes, ética, estética

Abstract

Esta leitura aborda O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (2021) na ferocidade das suas reflexões e denúncias, bem como no seu afetuoso legado, como um manifesto pela preservação da vida no planeta, como uma declaração de amor a todos os viventes. É na força pulsante da vida em declínio que as reflexões de Evando Nascimento disseminam a necessidade vital de uma solidariedade de todos os viventes, a partir de uma política da existência não mais pautada em biopolíticas exploratórias e de mercantilização e destruição da vida, mas por uma adequação ética e estética baseada em biopoderes inovadoramente outros, que garantam a convivência de todas as espécies e a defesa apaixonada de um superviver, isto é, um viver mais e melhor, para além de toda sobrevivência imediata.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Evelina Hoisel, Universidade Federal da Bahia

É Professora Titular de Teoria da Literatura, pesquisadora CNPq, autora dos livros Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmerica e Nações Unidas; Grande Sertão: veredas — uma escritura biográfica; Teoria, crítica e criação: o escritor e seus múltiplos, entre outros. Vários ensaios publicados em coletâneas e periódicos.

Literaturhinweise

NASCIMENTO, Evando. Clarice Lispector: uma literatura pensante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. (Coleção Contemporânea).

NASCIMENTO, Evando. O pensamento vegetal: a literatura e as plantas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

Veröffentlicht

2025-08-30