Representações de violência e masculinidade no nordeste brasileiro em “Às suas ordens, sargento”, de Jaime Hipólito Dantas

Authors

  • Paulo Henrique Raulino dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) https://orcid.org/0000-0003-2936-7714
  • Netanias Mateus de Souza Castro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Breves

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.46159

Keywords:

Às suas ordens, sargento. Violência. Masculinidade.

Abstract

Este artigo analisa o conto “Às suas ordens, sargento”, de Jaime Hipólito Dantas, com atenção voltada para as representações de violência e masculinidade através das personagens sargento e Zé Firmino. Para empreender essa análise, foi necessário considerar a construção narrativa como um todo, uma vez que as personagens não atuam sem os demais elementos que fazem parte do seu entorno e de suas composições. Assim, os elementos integrantes da narrativa constroem um universo diegético cujas figurações do masculino necessitam assumir uma performance que conote coragem e disposição para a violência, ainda que ela não se concretize fisicamente. As personagens, portanto, atuam a partir desses lugares sociais, representando masculinidades de hegemonia e subalternidade, ainda que isso se alterne juntamente com a topografia do conto. O duelo veladamente violento constituído pelo sargento e por Zé Firmino se mostra infindo em virtude da própria composição formal do conto que não o encerra, assim como são também aprisionantes as performances de masculinidade na sociedade representada textualmente

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Henrique Raulino dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

É graduado em Letras com habilitação em língua inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros, e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da referida universidade, onde desenvolveu pesquisas na área da adaptação cinematográfica e da crítica literária de cunho sociológico. Foi integrante do grupo de pesquisa em Literaturas Estrangeiras e Comparadas (LEC), havendo participando anteriormente de projetos como o Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Inglesa (NECLLI) e do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). Foi professor substituto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas/RN, e professor de língua Inglesa na Escola Fisk, Pau dos Ferros/RN. Atualmente é professor Assistente A do departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), integrante do grupo de pesquisa Literatura e Mulher: Representações Ficcionais, e doutorando pelo pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seus interesses de pesquisa abrangem produções literárias e audiovisuais de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Cinema e Quadrinho Norte-Americano pós 1960.

Netanias Mateus de Souza Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Breves

Possui graduação em Letras - Habilitação em língua portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestrado e doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN), no doutorado, pesquisou a internalização de processos sociais no romance de José Lins do Rego. Tem experiência nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria Literária e Língua Portuguesa. É professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), já tendo lecionado em instituições como IFRN, na UERN e em outras públicas e privadas.

References

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Nos destinos de fronteira: história, espaços e identidade regional. Recife: Bagaço, 2008.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

DANTAS, Jaime Hipólito. Estórias gerais. Mossoró: Queima-bucha, 2008.

DUTRA, Wescley Rodrigues. De cabra da peste a bode rei: identidades do semiárido. In: Nordestes e nordestinidades: Histórias, representações e religiosidades. Cajazeiras: Gráfica Real, 2013. p. 57-76.

GURGEL, Tarcísio. I parte: … mas, porém bastante ousada. In: ______. Informação da literatura potiguar. Natal: Argos, 2001.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes: 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo, Paz e Terra: 2014.

MARTIN, Debra L. Violence and masculinity in small-scale societies. Current Anthropology, [s. l.], v. 62, n. 23, p. 169-181, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1086/711689>. Acesso em: 9 mar. 2021.

ONOFRE JÚNIOR, Manoel. Jaime Hipólito Dantas e Mossoró. [S. l.], 2019. Disponível em: <https://papocultura.com.br/jaime-hipolito-dantas-e-mossoro/>. Acesso em: 9 mar. 2021.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SIMON, Luiz Carlos Santos. Fundamentos para pesquisas sobre masculinidades e literatura no Brasil. Revista Estação Literária, Londrina, Volume 16, p. 8-28, jun. 2016.

SEIDLER, Victor. Rediscovering masculinity: Reason, language and sexuality. London: Routledge, 1989.

Published

2023-09-27