O CAOS Sacro, uma análise do sagrado em "O homossexual ou a dificuldade de se expressar" de Copi

Auteurs

  • Suzi Frankl Sperber UNICAMP
  • Ariana Zilioti UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.41968

Mots-clés :

tragédia, Copi, sagrado

Résumé

A partir dos conceitos de marca vitimária, crise indiferenciadora e assassínio coletivo presentes na teoria de René Girard, este artigo pretende investigar a elaboração do sagrado pelo dramaturgo argentino Copi na peça O homossexual ou a dificuldade de se expressar. Conhecido pela ambientação queer e pelo humor trash, nesta obra o autor borra os limites entre sagrado e profano, entre crime, vítima e sacrifício e, assim, nos revela aspectos fundamentais da condição humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Suzi Frankl Sperber, UNICAMP

Suzi Frankl Sperber é professora titular e professora colaboradora do IEL e do IA da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação (1965), mestrado (1967) e doutorado (1972) em Letras pela USP e Livre-docência em Teoria e Crítica Literárias pela UNICAMP (1998). Foi coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME por treze anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, hermenêutica, Guimarães Rosa, teatro, pesquisa e ação dramática, "Dramaturg".

Ariana Zilioti, UNICAMP

Ariana Zilioti é mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do IEL/UNICAMP. É graduada em Filosofia pela UNICAMP e em Arts de la Scène pela Université de Lorraine, França. Atualmente, estuda o autor argentino Copi, sobretudo sua produção dramatúrgica, bem como teoria do teatro e a poética aristotélica.

Références

AIRA, Cesar. Copi. Buenos Aires: Beatriz Viterbo Editora, 1991.

COPI. Théâtre. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 2018.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 11: totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris: Bernard Grasset, 1972.

GIRARD, René. O bode expiatório. São Paulo: Paulus, 2004.

LINK, Daniel. La lógica de Copi. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2017.

SPERBER, Suzi Frankl. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2009.

Téléchargements

Publiée

2021-05-31