A crise da identidade feminina nos contos “Amor”, de Clarice Lispector, e “A Mulher Desiludida”, de Simone de Beauvoir
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.67076Parole chiave:
identidade feminina, crise da identidade, história das mulheresAbstract
O presente artigo analisou a crise de identidade das protagonistas dos contos “Amor”, de Clarice Lispector, e “A mulher desiludida”, de Simone de Beauvoir. A pesquisa utilizou uma metodologia de natureza bibliográfica, fundamentada no resgate da história das mulheres a partir do texto de Carla Cristina Garcia (2015) e demais autoras. Também foram exploradas as teorias sobre identidade feminina, de Simone de Beauvoir (2016b) e Maria Lúcia Rocha-Coutinho (1994), bem como outros autores que tratam de identidade, como Stuart Hall (2022). A análise revelou que, ao tomarem consciência de suas realidades, as protagonistas confrontam os papéis sociais impostos por uma sociedade patriarcal, os quais limitam a definição de mulher.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BEAUVOIR, Simone de. A mulher desiludida. Rio de Janeiro: O Globo, 2003.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. V. 1. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016a.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. V. 2. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016b.
BRASIL. Lei n. 10406, de 10 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União: Seção 01. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 3 nov. 2024.
DURAN, María Angeles. A dona-de-casa: crítica política da economia doméstica. V. 5. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
GARCIA, Carla Cristina. Breve história do feminismo. 3. ed. São Paulo: Claridade, 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
OLIVEIRA, Rosiska D. As mulheres em movimento. In: FREIRE, Paulo et al. Vivendo e aprendendo: experiências do IDAC em educação popular. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Cibele Beirith Figueiredo Freitas, Lara Pacheco Emerim

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).