A escrita como tema em três romances brasileiros autoficcionais
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i59.67025Parole chiave:
autoficcional, autor, escrita, metaficção, romanceAbstract
Este trabalho analisa os seguintes romances brasileiros autoficcionais: Becos da memória (2006), de Conceição Evaristo, A chave de casa (2007), de Tatiana Salem Levy, e Ribamar (2010), de José Castello. Questionam-se o que motiva o ato ou o projeto de escrita dos protagonistas, como e quais estratégias de escrita são evidenciadas na narrativa e, ainda, que relações são estabelecidas entre escrita e vida. Os imaginários construídos no interior do romance ultrapassam as fronteiras da ficção e se aproximam de uma crítica cujo objeto é o próprio romance, o qual se torna um meio eficiente para se construir imaginários sobre o autor e sua obra.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.
CASTELLO, José. Ribamar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
DALCASTAGNÈ, Regina. Ausências e estereótipos no romance brasileiro das últimas décadas: Alterações e continuidades. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 56, n. 1, jan.–abr. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/40429. Acesso em: 29 jan. 2025.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3 ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FAEDRICH, Anna. Teorias da autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2022.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
GRACIANO, Igor Ximenes. Autoficção no Brasil: rasuras do termo na produção crítica das contemporaneidades periféricas. Itinerários, Araraquara, n. 52, p. 49–63, jan.–jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/14749. Acesso em: 29 jan. 2025.
GRACIANO, Igor Ximenes. Ficção como crítica: notas sobre o exercício crítico-teórico no romance brasileiro recente. Veredas, Juiz de Fora, n. 29, p. 5–19, 2018. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/532. Acesso em: 29 jan. 2025.
KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 10, n. 12, p. 11–30. 2008. Disponível em: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/178. Acesso em: 29 jan. 2025.
LEVY, Tatiana Salem. A chave de casa. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Cristian Borba da Silveira, Aulus Mandagará Martins

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).