Foucault, 1984
A coragem de "A Coragem da verdade"
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v18i2.68321Palavras-chave:
Foucault, Nietzsche, Arendt, Cinismo, ParresiaResumo
Ministrado em 1984 por Michel Foucault, pouco antes da morte do filósofo, o curso A coragem da verdade ganha contornos especiais em tempos de cinismo disseminado na cena pública e política. Retraçando certas relações entre o pensamento de Nietzsche e o trabalho genealógico foucaultiano, e relembrando a noção de verdade factual em Hannah Arendt, ênfase é atribuída a uma noção de coragem capaz de reativar o problemático termo verdade. Conforme lembrou oportunamente Foucault, o cinismo antigo estava vinculado à noção de parresia, o dizer-verdadeiro que implica riscos, tensões, ao indexar a palavra a certas formas e estilos de vida. O dizer-verdadeiro grego antigo sustenta-se na ética, na identidade entre o sujeito da ação e o sujeito da verdade, tal como Foucault já havia sublinhado no curso anterior, em torno da Hermenêutica do sujeito. Ao investigar e ressaltar os liames entre bios e parresia no falar-franco do cinismo antigo, identificamos com mais nitidez um aspecto problemático da atualidade: o cinismo como corrosão de qualquer lastro de uma palavra radicalmente descomprometida com a vida, com o mundo e a ética.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Truth and Politics. In: Between past and future. Londres: Penguin Books, 2006.
FOUCAULT, Michel. Le Courage de la vérité : le gouvernement de soi et des autres II. Paris : Seuil/ Gallimard, 2009.
FOUCAULT, Michel. Le Discours philosophique. Paris : Seuil/ Gallimard, 2023.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I (A vontade de saber). Rio de Janeiro: Graal, 1980.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II (O uso dos prazeres). Rio de Janeiro: Graal, 1984.
FOUCAULT, Michel. L’Herméneutique du sujet. Paris: Seuil/Gallimard, 2001.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1996.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke (KSA, 15 vol.). Berlim/Nova York: DTV/de Gruyter, 1988.
ROCHA, João Cézar de Castro. Bolsonarismo: da guerra cultural ao terrorismo doméstico; Retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. Vol. 1.
ROCHA, João Cézar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cristina Franco Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.










