n. 34 (2017): [Horizonte de eventos]

					Visualizar n. 34 (2017): [Horizonte de eventos]
[Horizonte de eventos] é o termo que designa o espaço em torno do buraco negro. Um lugar de gravidade absoluta, pura atração, onde tudo o que dele se aproxima, na região chamada horizonte de eventos, passa a girar na mesma direção e velocidade da gravidade do buraco, até ser sugado por ele. Logo que absorvida, a matéria é convertida em singularidade. Ou seja, nada desaparece; tudo se transforma na mesma substância do buraco -- singularidade.

É dessa capacidade de transformação da matéria e composição de singularidades que trata a edição 34 da Revista Arte & Ensaios sob o tema [Horizonte de eventos]. A revista discute um avizinhamento de fronteiras cada vez mais esgarçadas entre a arte e os horizontes nebulosos que se apresentam. Encontramos na ideia de buraco negro a sugestão de que mesmo no momento máximo da escuridão, há [horizonte de eventos] e possibilidades de criação.

Publicado: 18-12-2017

Apresentação / Editorial

  • Apresentação

    Elisa de Magalhães, Ivair Reinaldim
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p

Entrevista

  • O trabalho é como um buraco negro: você fica olhando para ele, a ponto de não mais ter espaço a sua volta

    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14578

Artigos

  • A noiva, virgem e nua: Marcel Duchamp e o furo

    Luana Aguiar
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14497
  • Notas sobre o desperdício: uma investigação sobre a experiência do tempo na contemporaneidade

    Lara Ovídio
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14499
  • Imagens emersivas

    Fernando Gerheim
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14520

Artigos

  • Arte/Desastre

    Mari Fraga
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14501
  • Uma carta: desenho, escrita e construção de singularidades

    Renata Oliveira Caetano
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14502
  • Potencialidades do “(não)”: a vídeo-carta como estratégia metodológica para o trânsito arte-ciência-filosofia

    Maruzia de Almeida Dultra
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14503
  • Avançar no escuro

    Daniel Frota
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14504
  • Ilhas oceânicas: ensaio sobre a imprecisão das fronteiras

    Marcos Beccari
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14505

Tradução

  • A linguagem é migrante

    Cecilia Vicuña
  • A ecologia da obra de arte ou porque não há metalinguagem na arte

    Franck Leibovici
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • Notas sobre o metamodernismo

    Timotheus Vermeulen, Robin van den Akker
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • A duração do presente. Notas sobre a frequência

    François Bucher
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p

Dossiê

  • Dossiê: Por dentro e por fora

    Glória Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n34.14506
  • Reedição: Entrevista Mário Pedrosa n'O Pasquim

    Cecilia Cavalieri, Michelle Sommer
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p

Ensaios Visuais

  • Astronauta e cosmonauta

    Mayana Redin
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • Sumidouro olho d'água

    Raquel Versieux
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p

Resenha

  • Arte Reflexões no Silêncio entre ruminâncias e experiências

    Wilton Montenegro
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • Cómo ver el mundo: una nueva introducción a la cultura visual

    Maria Emilia Sardelich
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • Artemisia Gentileschi e il suo tempo

    Cristine Tedesco
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • Fotografia expandida

    Andrea Vilanova
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p
  • The Clock, 2010

    Michelle Sommer
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p

Sumários das edições anteriores / Contents of editions

  • Edições Anteriores

    Editores Editores
    DOI: https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%p