Espécies de Espaços
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.23Palabras clave:
Espaço, Página, Cama, Quarto, ApartamentoResumen
Escrito entre 1973 e 1974, ano em que foi publicado pela Éditions Galilée, Espécies de espaços (Espèces d’Espaces) é um texto bastante difundido de Georges Perec que, até o momento, ainda não foi traduzido para o português. O autor, um dos expoentes do grupo OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentielle), movia sua escrita, muitas vezes, a partir do engendramento de procedimentos. Em O Sumiço (1969), por exemplo, ele escreve apenas com vocábulos nos quais estão ausentes a letra E. Em Tentativas de esgotamento de um local parisiense (1975), ele se propõe a descrever uma praça sob diferentes perspectivas. Em espécies de espaço, Perec traça um levantamento das diferentes especialidades que nos circunscrevem e que circunscrevemos em um movimento de expansão, partindo da página, enquanto espaço de escrita, ao cosmos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 arte e ensaios

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).