As crônicas sobre Guignard no jornal Correio da Manhã e a visibilidade nacional do pintor nas décadas de 1950 e 1960
The chronicles about Guignard in Correio da Manhã newspaper and the painter’s national visibility in the 1950s and 1960s
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.16Palavras-chave:
Guignard, Jornal Correio da Manhã, Jayme Maurício, Crítica de ArteResumo
A pesquisa amplia, por um viés histórico, as reflexões das crônicas de arte relacionadas ao pintor Alberto da Veiga Guignard veiculadas na coluna “Itinerário das Artes Plásticas” do jornal carioca Correio da Manhã. O crítico de arte Jayme Maurício, antes de se mudar para o Rio de Janeiro e assumir a coluna de artes plásticas do jornal, foi aluno de Guignard em Belo Horizonte na década de 1940. O colunista escreve dezenas de artigos sobre vida, obra e exposições do pintor que servem de fonte documental para a compreensão de sua produção e biografia. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e da fortuna crítica publicada por Maurício no decorrer das décadas de 1950 e 1960, analiso o modo como se dá a trama discursiva e a formação da imagem pública do artista nesse período de progressivo reconhecimento e valorização de sua obra.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 2002.
CAMPOS, Raquel Discini. O Correio da Manhã (1901-1974) e a educação para a beleza feminina. Caderno Espaço Feminino, Uberlândia, v. 29, n. 1, p. 237-254, 2016.
CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil.
Campinas/Rio de Janeiro: Editora da Unicamp/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
CARDOSO, Marília Rothier. Moda da crônica: frívola e cruel. In: CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/Rio de Janeiro: Editora da Unicamp/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992, p. 137-151.
CASTRO, Ruy. Vida e morte do Correio da Manhã. In: O leitor apaixonado – prazeres à luz do abajur. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FOUCAULT, Michel. O que é a crítica? Qu’est-ce que la critique? [Critique et Aufklärung]. (Conferência proferida em 27 de maio de 1978). Trad. Gabriela Lafetá Borges e rev. Wanderson Flor do Nascimento. Bulletin de la Société française de philosophie, v. 82, n. 2, p. 35-63, avr/juin 1990.
MAURÍCIO, Jayme. Veneza: Por que Mary Vieira? Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 5 nov. 1967.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 1 dez. 1961, p. 2.
MAURÍCIO, Jayme. Guignard aos 65: Prêmio da Crítica. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 1 mar. 1961, p. 2.
MAURÍCIO, Jayme. Carta ao cronista: A Petite Galerie e as vendas de Guignard. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 nov. 1960, p. 2.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 17 nov. 1960, p. 2.
MAURÍCIO, Jayme. [Correspondência]. Destinatário: Candido Portinari. Rio de Janeiro, outubro de 1960.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 2 dez. 1959, p. 2.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 dez. 1957, p. 14.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 14 set. 1957, p. 14.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 ago. 1957, p. 18.
MAURÍCIO, Jayme. Guignard e a frivolidade nacional. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 30 jul. 1957, p. 16.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 dez. 1956, p. 12.
MAURÍCIO, Jayme. Cinema no Museu de Arte Moderna. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 31 jul. 1955.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 1 out. 1953, p. 1, 7.
MAURÍCIO, Jayme. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 29 set. 1953, p. 9.
MAURÍCIO, Jayme. Entrega dos prêmios do I Salão Nacional de Arte Moderna. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 jun. 1952, p. 9.
MEDEIROS, Vanise Gomes. Discurso cronístico: uma “falha no ritual” jornalístico. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 5, n. 1, p. 93-118, 2004.
NEVES, Margarida de Souza. Uma escrita do tempo: memória, ordem e progresso nas crônicas cariocas. In: CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/Rio de Janeiro: Editora da Unicamp/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992, p. 75-92.
OSORIO, Luiz Camillo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
VASCONCELOS, Marcelo Ribeiro. A crítica de arte na imprensa carioca e o debate sobre Brasília no congresso da Aica (1959). Teoria e cultura. Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 31-51, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arte & Ensaios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).