Sobre a Revista
Breve Histórico
O Anuário do Instituto de Geociências (AIGEO) é a revista científica oficial do Instituto de Geociências (IGEO), publicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde sua criação em 1977 pelo Professor Sílio Vaz.
O AIGEO publica artigos científicos originais e artigos de revisão cobrindo as áreas de geologia, geografia, meteorologia, geofísica, geodésia, oceanografia, arqueologia e ainda várias outras questões ambientais relacionadas às geociências. A missão da revista é estimular e contribuir para a disseminação de resultados de pesquisas nas áreas de geociências desenvolvidas no Brasil e no exterior.
Todos os artigos publicados têm seu Digital Object Identifier (DOI) associado, desde a primeira edição em 1977, e encontram-se disponíveis sem custos, no website da revista e no website do SciELO.
Desde 2021, o AIGEO publica um volume por ano no formato de “publicação contínua”, apenas em inglês, nas seguintes categorias: Artigo Científico Original e Artigo de Revisão.
Versão impressa: ISSN 0101-9759
Versão eletrônica: e-ISSN 1982-3908
Acesso Aberto
O Anuário do Instituto de Geociências segue o modelo de “Acesso Aberto”, fornecendo acesso aberto virtual irrestrito (incluindo restrições financeiras) a todos os textos científicos publicados pela revista.
O “Acesso Aberto” é a condição onde o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution - CC-BY) permitindo o acesso livre imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, use-os como dados para software, ou para qualquer finalidade legal.
Conformidade com a Ciência Aberta
Alinhada com o movimento de Ciência aberta, o Anuário do Instituto de Geociências esclarece que segue o modelo Gold Open Access, que publica textos científicos disponibilizados em repositórios Preprints (reconhecidos pela comunidade acadêmica) nacionais e internacionais, bem como, textos cujos conteúdos (dados de pesquisas) sejam disponibilizados em repositórios institucionais nacionais e internacionais reconhecidos pela comunidade acadêmica. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta e devem ser submetidas como documentação suplementar.
Nos artigos publicados no Anuário do Instituto de Geociências, o nome do Editor (a) Associado(a) responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito é descrito.
Ética na Publicação
O Anuário do Instituto de Geociências prima por práticas de respeito à conduta ética e adere aos códigos de ética do SciELO, incluindo o "Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica", os "Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas" recomendados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), os princípios do Directory of Open Access Journals (DOAJ), e os princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA). Antes de enviar seu manuscrito, leia atentamente todas essas recomendações.
Foco e Escopo
O Anuário do Instituto de Geociências publica artigos científicos originais e artigos de revisão, escritos em inglês, principalmente nas seguintes áreas:
- Geologia
- Geografia
- Meteorologia
- Geofísica
- Geodésia
- Oceanografia
- Arqueologia
Preservação Digital
O Anuário do Instituto de Geociências segue os padrões definidos pela Política de Preservação Digital do Programa SciELO e também faz parte da da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT.
Fontes de Indexação
- AGI
- CAPES
- DOAJ
- Elsevier Scopus
- IBICT
- ISSN
- Google Scholar Metrics
- Latindex
- Miguilim
- Redalyc
- REDIB
- Scopus
- SJR
O AIGEO é membro afiliado da ABEC - Associação Brasileira dos Editores Científicos.
Ficha Bibliográfica da Revista
- Título do periódico: Anuário do Instituto de Geociências
- Título abreviado: Inst. Geociênc.
- Publicação de: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências
- Periodicidade: Anual
- Modalidade de publicação: Publicação Contínua (PC)
- Ano de criação do periódico: 1977
- ISSN da Versão Impressa: 0101-9759
- ISSN da Versão Eletrônica: 1982-3908
Mídias Sociais
Política Editorial
Preprints
Em conformidade com os propósitos da Ciência Aberta, o Anuário do Instituto de Geociências permite que o autor correspondente, no ato da submissão do artigo ou posteriormente, submeta o manuscrito, preferencialmente, para o servidor SciELO Preprints. A identificação se a submissão do artigo é um preprint será dada pelos autores no momento de submissão do artigo, anexando à plataforma de submissão da Revista o formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.
Ao submeter um Preprint para o Anuário do Instituto de Geociências, os autores devem fornecer informações sobre o Preprint, incluindo seu título, autores, nome do repositório onde foi publicado, data da publicação e DOI. O Preprint submetido seguirá o mesmo processo de revisão dos demais manucritos.
Processo de Avaliação pelos Pares (Cega)
- Todos os artigos são submetidos à análise crítica inicial que inclui a avaliação de adequação e escopo e verificação de plágio.
- A seguir, os manuscritos são encaminhados ao Editor Associado, especialista da área do trabalho. Caso possuam mérito científico e sejam relevantes para sua área de pesquisa, os artigos serão submetidos à avaliação de pelo menos dois consultores Ad doc externos, sendo um deles estrangeiro.
- Após concluírem a revisão do artigo, os pareceristas preenchem um formulário de avaliação e enviam suas sugestões e recomendações para o Editor Associado responsável pelo artigo, que o repassa aos autores. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista.
- O Anuário do Instituto de Geociências, em sintonia com as práticas da ciência aberta, encoraja a abertura do processo de avaliação. Nessa modalidade, os pareceres podem ser divulgados antes ou junto com a publicação.
- As afiliações institucionais e identidades dos autores serão reveladas aos revisores (Cega). O revisor, por sua vez, deve informar sua preferência quando indicar sua disponibilidade em revisar o artigo. Caso os revisores concordem em revelar suas identidades, o processo de revisão será Aberto.
- Após concluídas as rodadas de revisão, baseado nas avaliações dos revisores ad hoc, o Editor Associado publica sua decisão. Trabalhos rejeitados são retornados para os autores com sugestões para reformulação e potencial ressubmissão.
- Os artigos aceitos são encaminhados para o Editor de Texto, que revisará o manuscrito e indicará ao autor de correspondência as recomendações editoriais (em anotações no próprio manuscrito).
- Os nomes do Editor-chefe e do Editor Associado são incluídos na versão final do documento.
Dados Abertos
O Anuário do Instituto de Geociências incentiva os autores a publicar em repositórios tais como o SciELO Data, os dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes da pesquisa, caso não possa ser publicado no Formulário sobre conformidade com a ciência aberta e deve ser submetida como documentação suplementar.
Por favor, leia o Guia para promover a abertura, transparência e reprodutibilidade de pesquisas publicado pelos periódicos SciELO.
Cobrança de Taxas
Desde 1o de Janeiro de 2022 o AIGEO não cobra qualquer tipo de taxa.
Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação
Baseado nos padrões de conduta ética do COPE, o Anuário do Instituto de Geociências publicará, sempre que necessário, Retratações, Erratas e Manifestações de Preocupação de seus artigos publicados.
A Retratação é a retirada formal de um artigo científico. O COPE - Retraction Guidelines recomenda que os editores considerem a retratação de artigos em casos de:
- clara evidência de que os resultados do artigo não são confiáveis;
- plagiarismo;
- publicação redundante;
- pesquisa antiética.
No Anuário do Instituto de Geociências as retratações são emitidas pelo editor da revista, mesmo que todos ou alguns dos autores discordem.
A Errata é o documento que visa corrigir erros identificados em um artigo já publicado. Casos de erros ou falhas, de qualquer natureza ou origem, que não constituam má conduta, são corrigidos através de erratas. Depois de publicado, qualquer erro identificado pelos autores ou leitores, quando comunicados à Equipe Editorial, serão corrigidos, após verificação, através de errata, o mais breve possível.
A Manifestação de Preocupação é um registro de dúvidas sobre um artigo publicado sobre má conduta ou plágio, usado quando ainda não há evidências conclusivas suficientes para uma retratação.
O Anuário do Instituto de Geociências assume o direito de retratar trabalhos que comprovadamente tenham cometido qualquer tipo de fraude, após a devida verificação. As infrações éticas serão julgadas pelo Conselho Editorial da revista.
A denúncia de infrações éticas deve ser comunicada através do e-mail anuario@igeo.ufrj.br, por qualquer pessoa a qualquer momento.
Os autores terão a oportunidade de responder a qualquer reclamação.
O editor-chefe e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos do Anuário do Instituto de Geociências, resolvendo eventuais conflitos com brevidade e transparência, com o objetivo de manter a credibilidade da revista.
Se a versão final de um artigo postado online for retirado, ele será retido na revista com um aviso claro de retratação. A manutenção do trabalho original garante a transparência do registro publicado, pois as versões online podem ter sido acessadas e citadas pelos pesquisadores antes da retratação.
Para maiores informações, consulte os seguintes documentos:
Política sobre Conflito de Interesse
Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.
Os autores, revisores e editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar uma declaração de interesse sumária. Se não há conflito de interesse , deve-se mencionar: "Os autores declaram que não há conflito de interesse." Esta declaração será publicada, em última instância, se o artigo for aceito.
Os revisores e editores envolvidos no processo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.
Todos os autores, os revisores e os editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorária, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos.
Quando editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
Adoção de Software de Verificação de Similaridade
Todos os artigos submetidos ao Anuário do Instituto de Geociências são checados para detecção de plágios e publicações duplicadas, através do sítio de serviço gratuito:
Se o plagiarismo for identificado em mais do que 30% do texto, o manuscrito será imediatamente rejeitado e os autores serão notificados.
Sobre o Uso de Inteligência Artificial para Elaboração dos Manuscritos
A inteligência artificial (IA) ou tecnologias semelhantes não se qualificam para autoria. A utilização da IA para auxiliar a redação de textos e formatações do mesmo deve ser cuidadosamente supervisionada pelo autor. Qualquer ferramenta de IA não pode ser incluída como coautora. Se utilizadas para criar conteúdo ou ajudar na redação ou edição de devem ser descritas. Se fizerem parte do design ou métodos formais de pesquisa devem ser incluídos na seção Métodos.
Para mais informações veja Guide to the Use of Artificial Intelligence Tools and Resources in Research Communication on SciELO.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial do Anuário do Instituto de Geociências, além dos autores que publicam na revista, observam sempre as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o Anuário do Instituto de Geociências observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Direitos Autorais
Os Direitos Autorais dos artigos publicados no Anuário do Instituto de Geociências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no sítio da revista. Os artigos publicados no Anuário do Instituto de Geociências se encontram sob a licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.
Os leitores podem ler, baixar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular o texto completo dos artigos sem permissão prévia dos autores ou editores.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Responsabilidade do Site:
O Anuário do Instituto de Geociências se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de normativa ortográfica, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém o estilo do s autores.
Responsabilidade do Autor:
Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados nos Arquivos, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou replicação sujeita a indicação de primeira publicação no periódico, por meio da Licença CC BY 4.0. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
O periódico adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, preservando a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. É permitido que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
Os autores de artigos publicados pelo Anuário do Instituto de Geociências mantem os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
O periódico encoraja os autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Apoio e Agências de Financiamento
Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA)
O Anuário do Instituto de Geociências tem como objetivo fomentar a ciência inclusiva que reflita a diversidade disciplinar, humana e geográfica da comunidade. São bem-vindas submissões de autores de todas as etnias, raças, cores, religiões, sexos, orientações sexuais, identidades de gênero, origens nacionais, deficiências, idades ou outros status individuais. Estamos comprometidos em eliminar a influência do viés em nossos processos editoriais e de revisão e trabalhamos continuamente para identificar e implementar as melhores práticas para a publicação científica.
Histórico do periódico
O Anuário do Instituto de Geociências é um periódico regular do Instituto de Geociências (IGEO), publicado desde 1977 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1977 e 2004, o Anuário do Instituto de Geociências era publicado em uma única edição anual. No período de 2005 a 2015 a revista passou a ser semestral e de 2016 a 2018 foram publicados três edições por ano. Em 2019 e 2020 a revista passou a ter periodicidade trimestral. A partir de 2021 a publicação passou a ser contínua e online.
O Anuário do Instituto de Geociências teve a sua primeira publicação em 1977, tendo como Editor chefe o Prof. Silio Vaz, sendo a responsabilidade de Edição assim distribuída:
- 1977 - Silio Vaz;
- 1978-1979 - Bertha Koiffmann Becker e Maria Helena Lacorte;
- 1980-1982 - Lucy Abreu da Rocha Freire;
- 1983-1985 - Marina Sant'Anna;
- 1986 - Iná Elias de Castro;
- 1987-1988 - Ignácio Aureliano Machado Brito;
- 1989 - Ignácio Aureliano Machado Brito e Henrique Dayan;
- 1990-1991- Henrique Dayan;
- 1992 - Antonio José Texeira Guerra e Iná Elias de Castro;
- 1993 - Henrique Dayan;
- 1994 - Iná Elias de Castro e Antonio José Texeira Guerra;
- 1995 - Antonio José Texeira Guerra;
- 1996-1997 - Antonio José Texeira Guerra e Iná Elias de Castro;
- 1998-1999 - Iná Elias de Castro e Antonio José Teixeira Guerra;
- 2000-2018 - Ismar de Souza Carvalho;
- 2019 - Hermínio Ismael de Araújo Júnior;
- Desde 2020 - Claudine Dereczynski.













Exceto onde indicado de outra forma, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença