Poesia, mito e filosofia: uma leitura insistente de Orides Fontela

Auteurs

Résumé

Com o objetivo de pensar as potencialidades da interface poesia/filosofia, examinarei o modo operatório da intertextualidade na produção poética de Orides Fontela. A partir da leitura insistente do poema “Kant (Relido)”, em cuja fatura extremamente sintética identificamos não apenas a referência a uma passagem significativa da Crítica da razão prática, mas também uma releitura do mito de Gaia e Uranos, relatado na Teogonia de Hesíodo, procurarei compreender o modo como a poeta dialoga com suas leituras, operando transformações e deslocamentos consideráveis. Neste poema, como em outros, Orides Fontela não se contenta em dizer de outro modo as teses que o texto filosófico enuncia, transpondo-as alegoricamente, numa expressão poética, mas ela responde poeticamente à interpelação contida na teoria. Assim, sua obra nos leva a colocar a questão do pensamento poético.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patricia Lavelle, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, atuando no Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Doutora em filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, tem livros de ensaios publicados na França e no Brasil e suas pesquisas problematizam as relações entre criação literária e reflexão filosófica. Como poeta, publicou Migalhas metacríticas (coleção megamíni, 7Letras, 2017), Bye bye Babel (7Letras, 2018) e, com Paulo Henriques Britto, organizou O Nervo do poema – Antologia para Orides Fontela (Relicário, 2018).

Références

BLUMENBERG, Hans. Teoria da não-conceitualidade. Ttradução e introdução de Luiz Costa Lima. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CANDIDO, Antonio. “Prefácio”. In: Fontela, Orides. Alba. São Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1983.

CASSIRER, Ernst. “Espace mythique, espace esthétique et espace théorique” (tradução de Christian Berner) In: Ecrits sur l’art, Oeuves XII. Paris: Cerf, 1995.

CASSIRER, Ernst. “Le problème du symbole et le système de la philosophie”. Tradução de Éric Dufour. In: Marc de Launay (org.) Néo-kantismes et théorie de la connaissance. Paris: Vrin, 2000.

FONTELA, Orides. Poesia Completa. Org. Luís Dolhnikoff. São Paulo: Hedra, 2015.

FONTELA, Orides. Sobre poesia e filosofia – um depoimento. In: Castro, Gustavo de. O Enigma Orides. São Paulo: Hedra, 2015.

GONÇALVES, Roberta Andressa Villa. Entre potência e impossibilidade: um estudo da poética de Orides Fontela. Dissertação de mestrado defendida no Programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da USP.

HESÍODO. Théogonie. In: Théogonie, Les travaux et les jours, Le Bouclier. Ttradução bilíngue de Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

KANT, Emanuel. Crítica da razão prática. Tradução e prefacio de Afonso Bertagnole. Rio de Janeiro: Ebooks Brasil, 2004

KANT, Emanuel. Crítica da faculdade de julgar (tradução de Fernando Costa Mattos). Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

Téléchargements

Publiée

2019-07-26

Numéro

Rubrique

Artigos