O estágio supervisionado nos cadernos de formação RBCE: uma revisão das produções entre 2009 a 2016

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Mots-clés :

Política Pública de Inclusão Social, Formação de Professores em Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado

Résumé

O presente artigo versa sobre o Estágio Supervisionado na Formação de Professores em Educação Física escolar, e buscou-se realizar uma pesquisa documental, que revisou a produção dos Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), entre os anos de 2009 a 2016. Justifica-se esse recorte temporal das produções em razão de três documentos que demarcam políticas publicas educacionais de caráter da inclusão étnica e racial: Resolução CNE CP 01/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares para o ensino de História da África e de conteúdos afrobrasileiros (2013); Lei Federal nº 13.146/2015, que institui a política de inclusão e o estatuto da Pessoa com Deficiência; Resolução CNE CP 02/2015, que reestrutura os currículos dos cursos de licenciatura. Investigou-se na produção deste supracitado periódico, sobretudo, o objeto temático Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura em Educação Física, e selecionamos artigos no período de 2009 a 2016, através da leitura de título, resumo e referência bibliográfica; verificamos a existência de citações relacionadas à política de inclusão social.

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Biographie de l'auteur

Marcelo Siqueira de Jesus, UFVJM

Doutor em Educação (UFF), professor da UFVJM

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Publiée

2025-04-28