Sobre Linguagem e Ética

Autores

  • Camila Jourdan UERJ

DOI:

https://doi.org/10.35920/1414-3004.2021v25n2-2p37-49

Palavras-chave:

Tractatus, ética, Wittgenstein, mística, formas de vida

Resumo

O objetivo geral deste artigo é contribuir para as reflexões sobre as relações entre ética e linguagem a partir da obra de Wittgenstein, buscando compreender em que medida há uma irredutível dimensão ética envolvida nos limites da significação. Para tanto, retomamos as considerações sobre ética presentes no Tractatus, nos Notebooks 1914-1916 e na Conferência sobre Ética. A maior parte dos desenvolvimentos deste texto versa sobre a abordagem do ponto de contato entre ética, lógica e ontologia, levando em conta
a influência de Schopenhauer na primeira filosofia de Wittgenstein. Nosso horizonte, entretanto, consiste em contribuir para questão dos desacordos profundos, no âmbito da sua filosofia tardia, no que se refere aos princípios éticos radicalmente distintos. Sobre isso, estamos conscientes de que aqui apenas tocamos a matéria, indicando caminhos possíveis, e que o presente trabalho constitui um passo a ser retomado em análises futuras.

Abstract
The general objective of this paper is to contribute to reflections on the relations between ethics and language based on Wittgenstein’s work, seeking to understand the extent to which there is an irreducible ethical dimension involved in the limits of meaning. Therefore, we return to the considerations on ethics present in the Tractatus; in Notebooks 1914-1916 and in the A Lecture on Ethics. Most of the developments
in this paper deal with approaching the point of contact between ethics, logic and ontology, taking into account Schopenhauer’s influence on Wittgenstein’s first philosophy. Our horizon, however, is to contribute to the issue of deep disagreements, within the scope of his later philosophy, with regard to radically different ethical principles. About this, we are aware that we are only touching on the matter here, indicating possible paths, and that the present work is a step to be taken up again in future analyses.

Referências

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Publicado

2023-07-24