Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Analytica tem por política editorial publicar unicamente artigos e resenhas inéditos que satisfaçam a um elevado padrão de qualidade e rigor. O nome da revista não significa nenhuma opção doutrinal ou temática, embora reflita uma compreensão da filosofia como uma forma de discurso baseada na preocupação de argumentar e tornar claros os conceitos.
Acreditamos que se pode afirmar, sem prejulgar nem antecipar qualquer posição filosófica particular, que o pensamento filosófico é, ou pelo menos envolve, a análise conceitual e a argumentação. Não é por outra razão que as palavras “análise” e “analítica” estão ligadas às mais diversas concepções de filosofia. Dos Analíticos de Aristóteles à Analítica Transcendental kantiana, da análise intencional praticada por Husserl à Analítica Existencial praticada por Heidegger, para não falar da corrente filosófica contemporânea que se autodenomina analítica, a preocupação em desvelar e avaliar os pressupostos conceituais de nossos discursos teóricos e práticos parece ser uma meta comum a todas as orientações filosóficas.
Naturalmente, cada qual procura alcançá-la à sua maneira, mas sempre, em todo caso, argumentativamente, isto é, de tal sorte que a discussão e o diálogo entre os filósofos sejam possíveis. É sob a égide desse espírito do entendimento filosófico por meio da discussão argumentada que a Analytica. Revista de Filosofia é publicada.
Processo de Avaliação pelos Pares
Nosso procedimento de avaliação por pares em regime duplo-cego ocorre da seguinte forma: os editores realizam uma análise preliminar do manuscrito a fim de verificar sua conformidade com as diretrizes editoriais da revista; caso o texto seja considerado adequado, é encaminhado a, no mínimo, dois especialistas reconhecidos na área e temática do manuscrito, para uma avaliação cega quanto ao seu rigor, qualidade, originalidade e relevância. Essa avaliação poderá resultar em uma das seguintes decisões: (a) recomendação para publicação; (b) recomendação para publicação condicionada a revisões; ou (c) recusa de publicação.
A decisão final sobre a publicação ou não das contribuições é de responsabilidade dos editores, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores ad hoc. Em casos de dúvida, poderá ser solicitada uma avaliação cega adicional por um terceiro parecerista.
Periodicidade
Semestral.
Política de Acesso Livre
A Analytica. Revista de Filosofia é um periódico científico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0), o que significa que seu conteúdo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que satisfeitas as seguintes exigências: dar o devido crédito, provendo um link para a licença, e indicar se mudanças foram feitas; não aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita e, no caso em que seja feita alguma transformação, ou criação a partir, do conteúdo, esse novo material não poderá ser distribuído. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Boas práticas de publicação acadêmica
A Analytica. Revista de Filosofia está comprometida com elevados padrões de boas práticas de publicação acadêmica em todas as etapas deste processo. Seus editore(a)s e conselhos consideram o plágio uma grave ofensa à pesquisa acadêmica, não admitindo-o em nenhuma circunstância.
Nesse sentido, suas práticas conforma-se com procedimentos estabelecidos por importantes instituições como: Diretrizes SciELO sobre Melhores Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica, Open Access Scholarly Publishers Association, o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, Diretório of Open Access Journals, bem como Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications da COPE.
Ademais, adota medidas para impedir que sejam publicados manuscritos que incorram em plágio (parcial ou integral). Para assegurar a originalidade dos artigos aqui publicados, todos os manuscritos têm o primeiro passo de seu processo de avaliação o examen de sua eventual similaridade com outros textos publicados, mediante o uso dos produtos da TurnitIn.
Fontes de Apoio
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Reitor em exercício: Roberto de Andrade Medronho
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Diretor: Fernando Santoro
Departamento de Filosofia
Chefe: Marc Berdet
Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica
Coordenador: Pedro Costa Rego
Créditos:
Logotipo: Paula Wienskoski
Projeto Gráfico:
- Paula Wienskoski e Antônio Carlos Moreira
Editoração Eletrônica:
- Ana Luisa Videira
Histórico do periódico
Analytica. Revista de Filosofia foi fundada em 1993.