Diatribes 2 e 11 de Musônio Rufo
sobre o fato de o humano ter nascido para a virtude e sobre o meio de vida adequado ao filósofo
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i48.66985Resumen
No presente trabalho, apresentamos traduções inéditas em língua portuguesa das diatribes 2 e 11 do filósofo estoico Caio Musônio Rufo (séc. I d.C.). Para tanto, partimos da edição crítica estabelecida pelo filólogo helenista Hense (1905), a qual foi revista e atualizada por Lutz (1947). Por fim, quanto à realização do texto de chegada, tivemos a oportunidade de cotejar nossa tradução com as inglesas de Lutz (1947) e de King (2011), bem como com a espanhola de García (1995).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cristóvão José dos Santos Júnior, Aldo Lopes Dinucci

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).