Texto, contexto e leitura na perspectiva de Pauliukonis: base para a referenciação multimodal em charges de Miguel Paiva

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67898

Abstract

Este artigo pretende elencar alguns pressupostos acerca da relação entre os conceitos de texto, contexto e leitura explorados por Pauliukonis (2013; 2016; 2017 entre outros) em sua trajetória científica, não só a fim de salientar sua preocupação com o ensino de Língua Portuguesa na educação básica – mais especificamente, com as estratégias de interpretação de textos na formação do usuário da língua –, como também evidenciar a profícua interface entre Linguística de Texto (Antunes, 2003; Azeredo, 2018; Koch e Elias, 2018; Cavalcante, 2022; Coelho, 2023 e outros) e Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (Charaudeau, 2008; 2019; Feres, 2021 e outros) nas investigações realizadas pela linguista. Com base nos pressupostos de Pauliukonis, será problematizado o processo de referenciação (Mondada e Dubois, 2003) acionado na e pela multimodalidade (Kress, 2010) constitutiva dos textos na leitura de posts do Instagram centrados em charges de Miguel Paiva. Por meio de análise qualitativa, é possível perceber, nas peças, a construção de objetos de discurso pela semiose verbo-visual, tendo, portanto, as imagens, poder significativo-discursivo tal e qual o signo verbal.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Fabio André Cardoso Coelho, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística textual, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística geral. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq).

Beatriz Feres, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Beatriz dos Santos Feres é doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e professora Associada IV de Língua Portuguesa na mesma universidade, com pós-doutorado relacionado à Teoria de Literatura Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que resultou no livro "Discurso amoroso na literatura infantil" (2023). Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado centradas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. É membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística de Texto e Análise da Conversação e líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística - Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN - CNPq/UFF). Também participa do Núcleo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil, da UERJ. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; discurso literário; iconicidade na semiose poética; literatura infantil; livro ilustrado; referenciação e qualificação multimodal.

Veröffentlicht

2025-10-07

Ausgabe

Rubrik

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis