Reflorestando mentes: influenciadores indígenas no Instagram
Reforesting minds: indigenous influencers on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.9Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre a presença de influenciadores indígenas no Instagram e o conteúdo que ali publicam. A pesquisa foi feita analisando 474 postagens de seis grandes influenciadores, cujos perfis viralizaram durante a pandemia da covid-19. Os dados foram coletados entre abril e setembro de 2023 e categorizados como identitários, ativistas, pessoais e parcerias pagas. O
conteúdo publicado se contrapõe à visão estereotipada dos indígenas e aborda não apenas as pautas identitárias e as demandas políticas dos indígenas alinhadas com uma perspectiva decolonial, mas também propósitos pessoais e comerciais.
Palavras-chave: Indígenas. Influenciadores. Redes sociais. Decolonialidade.
Abstract
This article reflects on the presence and content published by Indigenous influencers on Instagram. The research was carried out by analyzing 474 posts by six major influencers whose profiles went viral during the covid-19 pandemic. The data collected was gathered between April and September 2023 and categorized as identitarians, activists, non-identitarians, and paid partnerships. The published content opposes the stereotypical view of Indigenous people. It addresses not only Indigenous people's identity agendas and political demands, aligned with a decolonial perspective but also personal and commercial purposes.
Keywords: Indigenous people. Influencers. Social media. Decoloniality.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.