Reflorestando mentes: influenciadores indígenas no Instagram

Reforesting minds: indigenous influencers on Instagram

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.9

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre a presença de influenciadores indígenas no Instagram e o conteúdo que ali publicam. A  pesquisa foi feita analisando 474 postagens de seis grandes influenciadores, cujos perfis viralizaram durante a pandemia da covid-19. Os dados foram coletados entre abril e setembro de 2023 e categorizados como identitários, ativistas, pessoais e parcerias pagas. O
conteúdo publicado se contrapõe à visão estereotipada dos indígenas e aborda não apenas as pautas identitárias e as demandas políticas dos indígenas alinhadas com uma perspectiva decolonial, mas também propósitos pessoais e comerciais.

Palavras-chave: Indígenas. Influenciadores. Redes sociais. Decolonialidade.

Abstract
This article reflects on the presence and content published by Indigenous influencers on Instagram. The research was carried out by analyzing 474 posts by six major influencers whose profiles went viral during the covid-19 pandemic. The data collected was gathered between April and September 2023 and categorized as identitarians, activists, non-identitarians, and paid partnerships. The published content opposes the stereotypical view of Indigenous people. It addresses not only Indigenous people's identity agendas and political demands, aligned with a decolonial perspective but also personal and commercial purposes.

Keywords: Indigenous people. Influencers. Social media. Decoloniality. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

André Fernandes da Paz , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do BugLab (UNIRIO). Organizador do livro “Bug: narrativas interativas e imersivas” (2019), com Sandra Gaudenzi (Universidade de Westminster, UK).

Marcele Bessa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa sobre influenciadores digitais indígenas nas redes sociais e também faz pesquisa em cocriação com indígenas em contexto urbano.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-30