Práticas culinárias na Quarta Colônia/RS: o risoto como prato emblemático
DOI :
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.65148Mots-clés :
Gastronomia, Práticas Culinárias, Risoto, Turismo Gastronômico, Quarta Colônia, RSRésumé
A pesquisa objetivou descrever receitas e modos de fazer Risoto, prato emblemático do Território da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul (Brasil), por sua presença recorrente em festas religiosas, comunitárias e sociais, na região. Trata-se de iguaria colonial ítalo-brasileira na sua formulação, ao associar a tradição de origem ao produzido no território, no caso, o arroz. A metodologia, de aporte qualitativo, após revisão teórica a partir das palavras-chave, contemplou a aplicação, em 2023, de questionário semiestruturado junto a quatro risoteiras que trabalharam em festas religiosas e em eventos nas comunidades rurais locais naquele ano. Utilizou-se, ainda, duas entrevistas realizadas com risoteiras entre 2019 e 2021, no âmbito do projeto de pesquisa Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia de Imigração Italiana: dos Saberes aos Sabores. Os resultados demonstram que o Risoto preserva saberes e peculiaridades inerentes ao território, colocando-se com potencial de atrativo turístico, recomendando-se o incentivo ao seu reconhecimento junto a sociedade local, como patrimônio gastronômico.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Raquel Lunardi, Carmen Terezinha Barcellos Lorenci, Susana de Araújo Gastal 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
