Edições anteriores
-
.
v. 12 n. 2 (2023) -
.
v. 12 n. 1 (2023) -
v. 4 n. 2 (2015)
O presente número pretende dar espaço a novos espaços e abordagens dos estudos medievais no Brasil. Se a ampliação da medievística no Brasil tem promovido um acréscimo considerável de novos pesquisadores, alguns recortes espaciais e temáticos permaneceram na periferia ou praticamente negligenciados. Deste modo, pretendemos valorizar o trabalho das novas gerações e abrir espaço para novas formas e searas deste rico campo. -
v. 1 n. 2 (2012)
A Revista Medievalis cumpre um importante papel ao dar espaço a produções de discentes e docentes, discutindo as relações entre História e Literatura no período medieval.
Ambas as disciplinas nos auxiliam a compreender determinado momento através do convívio humano em sociedade, por meio de documentos escritos (históricos, filosóficos e literários) e iconográficos, que auxiliavam a fixar determinadas concepções de mundo no medievo através da memória. Essas produções representam visões de mundo de determinados estratos da sociedade e devem ser reinterpretadas pelos pesquisadores para compreendermos os aspectos daquele período. Os registros escritos foram muitas vezes colocados em diversos suportes, tanto através da prosa quanto da poesia, e conhecidos pela tradição oral.