A língua é o auxílio no que sonhas: uma reflexão sobre as tonalidades poiético-identitárias de Virgílio de Lemos

Auteurs

  • Idemburgo Pereira Frazão UNIGRANRIO

DOI :

https://doi.org/10.35520/mulemba.2023.v15n28a58803

Mots-clés :

Virgílio de Lemos, “A Língua é o exílio do que sonhas”, identidades, lugar, diáspora.

Résumé

A trajetória de alguns poetas e escritores que, geralmente forçados por conjunturas político-opressivas, deixaram seus locais de origem, marca também algumas de suas obras literárias. Esse é o caso do poeta e jornalista moçambicano, radicado na França, Virgílio de Lemos. Mais que francesa, sua identidade biográfica e literária é múltipla, diaspórica, “errante”, para utilizar um termo usado pelo também moçambicano Mia Couto, quando trata de seu conterrâneo. A poética de Virgílio assume tonalidades criativas (portanto “poiéticas”), centradas em uma intimista base filosófica, que remonta ao Caeiro pessoano, e se abre em um mosaico de timbres inusitados, com certos “toques” que remontam a João Cabral de Melo Neto. Em interpretações sucintas da obra “A Língua é o Exílio do que sonhas”, este artigo apontará para a diversidade harmônica que as identidades biográficas e poéticas de Virgílio de Lemos navegaram, seguindo uma certa bússola timbrada por Camões e sob uma forte utilização metafórica do corpo feminino como estratégia de refletir e criar sua poética. Partindo de uma rápida reflexão que aproxima as discussões sobre as identidades na contemporaneidade mantidas por autores como Zigmunt Bauman, Stuart Hall, Benedict Anderson e a problemática do lugar estudada pelo geógrafo sino-americano Yi-fu-Tuan, o artigo intenta iluminar, para novos leitores, as trilhas poéticas de um autor que fez de suas viagens (da diáspora), em vários sentidos, uma carta de navegação poético-existencial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Idemburgo Pereira Frazão, UNIGRANRIO

Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ. Mestre em Literatura Brasileira, pela UERJ. Professorda Graduação em Letras e do PPG em Humanidades Cuturas e Artes da UNIGRANRIO. Autor dos livros: Lima Barreto: diálogos marginais e identidades periféricas; Entrelinhas: burocracia e imaginação nos romances de Cyro dos Anjos; A poética identitária de Moduan Matus: A Gização e a arte Baixadense. dentre outros.

Références

ANDERSON, Comunidades Imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BRANDÃO, Luciana Leal. Virgílio de Lemos poesia em trânsito. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Letras. Belo Horizonte: UFMG, 2018. 241 f.: il.

COUTO, Mia. II Prefácio. In.: LEMOS, Eróticus Moçambicanus. Rio de Janeiro. Nova Fronteira; Ed. UFRJ, 1999.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

LEMOS, Virgílio. Ilha de Moçambique: A língua é o exílio do que sonhas (1952-1957). Maputo: AMOLP, 1999.

LEMOS, Virgílio de. Lisboa, oculto amor. Antologia breve. Coimbra: Minerva, 2000.

LEMOS, Virgílio de. Eróticus Moçambicanus. Rio de Janeiro. Nova Fronteira; Ed. UFRJ, 1999.

LEMOS, Virgílio de. L’Obsene pensée D’Alice. Paris: Éditions La Diference, s.d.1.

Objet a trouver.. Paris: Editions La difference. S.d.

MARÂNDOLA Jr, Eduardo. “Prefácio”. In: TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

NUNES, Américo. “Gênese dos poemas da Ilha de Moçambique”. In: LEMOS, Virgílio. Ilha de Moçambique: A língua é o exílio do que sonhas. Maputo: AMOLP, 1999.

SCHWARZ, Lília Moritz. Imaginar pe difícil, porém, necessário. In: ANDERSON, Comunidades Imaginadas. Trad. Denise Bottman São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NEXO (Jornal independente).1 DE FEVEREIRO DE 2020)

https://www.nexojornal.com.br/estante/favoritos/2020/5-livros-para-conhecer-a-literatura-diasp%C3%B3rica

SECCO, Carmem Lúcia Tindó. Apresentação. In.: LEMOS, Eróticus Moçambicanus. Rio de Janeiro. Nova Fronteira; Ed. UFRJ, 1999.

TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20