Abstract
Este estudo faz algumas considerações sobre uma prática excludente de ensino através da construção discursiva de identidade regional sobre a região Nordeste em atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa.References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Vieira. 8a ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: 1997.
CASTRO, Iná Elias de. “Natureza, imaginário e a reinvenção do Nordeste”. In ROSENDAHL, Zeny et CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaraciara Lopes Louro. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. 3a ed. Campinas: Pontes; Editora da UNICAMP, 1997.
RANGEL, Egon. “Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado”. In DIONISIO, Maria Ângela Paiva (org.) O livro didático de português: múltiplos olhares. 3a ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
ZAIDAN FILHO, Michel. O fim do Nordeste e outros mitos. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa época)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Revista Contemporânea de Educação
