A LEITURA DE IDENTIDADE NORDESTINA NO LIVRO DIDÁTICO: UM EXEMPLO DE PRÁTICA EXCLUDENTE DE ENSINO
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Muniz, C. R. (2011). A LEITURA DE IDENTIDADE NORDESTINA NO LIVRO DIDÁTICO: UM EXEMPLO DE PRÁTICA EXCLUDENTE DE ENSINO. Revista Contemporânea De Educação, 2(3), 42–55. https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1530

Resumen

Este estudo faz algumas considerações sobre uma prática excludente de ensino através da construção discursiva de identidade regional sobre a região Nordeste em atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa.
https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1530
PDF (Português (Brasil))

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Vieira. 8a ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: 1997.

CASTRO, Iná Elias de. “Natureza, imaginário e a reinvenção do Nordeste”. In ROSENDAHL, Zeny et CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.) Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaraciara Lopes Louro. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. 3a ed. Campinas: Pontes; Editora da UNICAMP, 1997.

RANGEL, Egon. “Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado”. In DIONISIO, Maria Ângela Paiva (org.) O livro didático de português: múltiplos olhares. 3a ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

ZAIDAN FILHO, Michel. O fim do Nordeste e outros mitos. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa época)

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2011 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.