O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS CULTURAIS NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL ANOS 30
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Chaves, M. W. (2011). O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS CULTURAIS NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL ANOS 30. Revista Contemporânea De Educação, 1(1), 107–126. https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1480

Resumen

Este texto tem como objetivo ressaltar que a implantação de um projeto de modernização nacional, nos anos 30, pressupõe, tanto uma discussão acerca da questão nacional quanto uma reflexão sobre o clima cultural do Rio de Janeiro e de suas escolas que, na época, colaboram para a viabilização deste intento. Nesse sentido, procurar-se-á chamar a atenção para o papel que a reforma educacional anisiana, através da Escola Argentina, desempenha no sentido de tornar o Rio de Janeiro um importante pólo irradiador dos valores exaltados por esse mesmo projeto de modernização nacional.

https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1480
PDF (Português (Brasil))

Citas

BOURDIEU, Pierre, (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel.

BOURDIEU, Pierre. (1979). La distinction. Paris: Editions de Minuit.

ELIAS, Norbert, (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Ed. Zahar.

GOMES, Ângela de Castro, (1999). Essa gente do Rio...Modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

GONDRA, José, (2000). Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, Eliane Marta; MENDES Luciano & VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. p. 519-50.

HOBSBAWM, Eric, (1998). Nações e nacionalismo desde 1780. São Paulo: Paz e Terra.

MOTTA, Marly Silva da, (1992). A nação faz 100 anos. A questão nacional no Centenário da Independência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2006 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.