Resumo
Este texto tem como objetivo ressaltar que a implantação de um projeto de modernização nacional, nos anos 30, pressupõe, tanto uma discussão acerca da questão nacional quanto uma reflexão sobre o clima cultural do Rio de Janeiro e de suas escolas que, na época, colaboram para a viabilização deste intento. Nesse sentido, procurar-se-á chamar a atenção para o papel que a reforma educacional anisiana, através da Escola Argentina, desempenha no sentido de tornar o Rio de Janeiro um importante pólo irradiador dos valores exaltados por esse mesmo projeto de modernização nacional.
Referências
BOURDIEU, Pierre, (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel.
BOURDIEU, Pierre. (1979). La distinction. Paris: Editions de Minuit.
ELIAS, Norbert, (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Ed. Zahar.
GOMES, Ângela de Castro, (1999). Essa gente do Rio...Modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
GONDRA, José, (2000). Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, Eliane Marta; MENDES Luciano & VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. p. 519-50.
HOBSBAWM, Eric, (1998). Nações e nacionalismo desde 1780. São Paulo: Paz e Terra.
MOTTA, Marly Silva da, (1992). A nação faz 100 anos. A questão nacional no Centenário da Independência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Revista Contemporânea de Educação
