O PRINCÍPIO DO PROTAGONISMO INFANTIL E O DA PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENFOQUE EMERGENTE.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Planejamento no Enfoque Emergente
Protagonismo Infantil
Participação das crianças

Cómo citar

Costa Schneider, M. C., Silva da Silva, J., & Schuck, R. J. (2014). O PRINCÍPIO DO PROTAGONISMO INFANTIL E O DA PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO NO ENFOQUE EMERGENTE. Revista Contemporânea De Educação, 9(17), 64–84. https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1715

Resumen

Esse artigo apresenta como o Protagonismo Infantil e a Participação - princípios do Planejamento Emergente - possibilitam aos professores a ressignificação do seu planejamento pedagógico. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, sendo que foi desenvolvida em seis escolas das três redes de ensino do município de Lajeado/RS. Os dados foram coletados através da realização de observações em seis turmas do Primeiro Ano do Ensino Fundamental, entrevistas com os professores dessas turmas e análise da documentação pedagógica produzida por eles. Os dados permitiram-nos observar que os princípios do Protagonismo Infantil e da Participação estão refletidos nas práticas de alguns professores investigados.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1715
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIKLEN, S. K. ; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

EDWARDS, Carolyn. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KATZ, Lilian. O que podemos aprender com Reggio Emília? IN: EDWARDS, Caroly (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. -- Porto Alegre: Artmed, 1999. 320p.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2014 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.