Résumé
Considerando as tensões entre identidade e alteridade, este artigo aborda problemas relativos aos conhecimentos filosófico e científico e à ética/moral, buscando discutir suas implicações para a educação escolar hoje. Com base em abordagens desenvolvidas por Chaim Perelman e Michel Meyer, autores cujos estudos se vinculam ao campo da retórica, busca mostrar como os conceitos de filosofia regressiva e de problematização podem contribuir para reduzir as distâncias entre professores e alunos. Nesta perspectiva, o modelo dialógico é proposto como alternativa ao modelo de transmissão-recepção consagrado pelas práticas pedagógicas desenvolvidas na modernidade.Références
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998, 436p.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didatique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La pensée sauvage, 1991.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DEWEY, John. Democracia e educação. Introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Lisboa: edições setenta, 1997.
LALANDE, André. Vocabulário Técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
© Revista Contemporânea de Educação 2014
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
