IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: PENSANDO PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
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Como Citar

de Oliveira, R. J. (2009). IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: PENSANDO PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS. Revista Contemporânea De Educação, 4(8), 422–434. https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1593

Resumo

Considerando as tensões entre identidade e alteridade, este artigo aborda problemas relativos aos conhecimentos filosófico e científico e à ética/moral, buscando discutir suas implicações para a educação escolar hoje. Com base em abordagens desenvolvidas por Chaim Perelman e Michel Meyer, autores cujos estudos se vinculam ao campo da retórica, busca mostrar como os conceitos de filosofia regressiva e de problematização podem contribuir para reduzir as distâncias entre professores e alunos. Nesta perspectiva, o modelo dialógico é proposto como alternativa ao modelo de transmissão-recepção consagrado pelas práticas pedagógicas desenvolvidas na modernidade.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1593
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Referências

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