DESAFIOS DA LIDERANÇA ESCOLAR DIANTE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO.
PDF (Português (Brasil))

Comment citer

Cruz do Nascimento de Amorim, C. (2020). DESAFIOS DA LIDERANÇA ESCOLAR DIANTE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Revista Contemporânea De Educação, 15(34), 99–117. https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.35577

Résumé

Este artigo apresenta o resultado da análise feita em documentos que abordam a Reforma do Ensino Médio, sua relação com o decreto 2.208/17 e o desafio da liderança frente a essa reforma para a educação brasileira. Os dados foram obtidos a partir da análise documental e revisão bibliográfica de autores que discutem acerca da origem e percursos da escola desde a antiguidade aos dias atuais, sua função como aparelho ideológico de dominação e o possível destino da Educação Profissional e Tecnológica. Concluiu-se que a atual conjuntura da educação brasileira, está a serviço da classe dominante que por muitos anos detém o saber científico em posse da minoria. E que essa reforma constitui uma forma de manutenção e ampliação da desigualdade na oferta do Ensino Médio e Profissional, pondo em risco o futuro do Ensino Médio Integrado e da formação integral dos sujeitos pertencentes à classe popular.

https://doi.org/10.20500/rce.v15i34.35577
PDF (Português (Brasil))
Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2020

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.