SIONISMO COMO COLONIALISMO DE POVOAMENTO: MODERNIDADE OCIDENTAL E DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.59488/82Resumen
A partir de duas imagens, uma que marca o estabelecimento do Estado de Israel, em 1948, onde se pode ver David Ben-Gurion rodeado pela liderança do Yishuv (comunidade de colonos que imigraram para a Palestina antes de 1948), maioritariamente judeus ashkenazim, outra que apresenta o ponto de vista dos colonos europeus sobre o despoletar da primeira revolução mobilizada e liderada por pessoas negras escravizadas e livres, no Haiti (1791-1804), procuro articular a relação entre a modernidade ocidental burguesa e o processo de colonização violenta da Palestina. A posição que os judeus mizrahim ocupam neste último processo permite-me ler como a construção de uma hierarquia entre Ser, poder-Ser e não-Ser existe numa relação-tensão entre processos de racialização e colonização que são parte de uma infraestrutura ontoepistemológica e material do projeto da modernidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Bruno Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
