REFLEXÕES DECOLONIAIS PARA ATUAÇÃO DE UMA CLÍNICA PSICOLÓGICA ANTIRRACISTA: CARTOGRAFIA DE UM COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.59488/74Resumo
Esta pesquisa pretendeu se aproximar de experiências da psicóloga (o) clínica (o) em relação ao atendimento da população negra, buscando acompanhar como essa questão vem atravessando o cotidiano da clínica nos últimos anos e como falta de entendimento e de formação da psicologia, contribui para a invisibilidade do sofrimento psíquico advindo da historicidade do racismo colonial. Partindo dos estudos decoloniais e de autores como Neusa Santos (1983); Grada Kilomba (2008); Frantz Fanon (2008); Djamila Ribeiro (2019); Cida Bento (2022), esse estudo buscou identificar a preparação dos profissionais de psicologia para lidar com questões raciais e seus impactos na saúde mental da população negra. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de campo, com inspiração cartográfica, onde foram acompanhados 06 psicólogas(os) atuantes na clínica. As análises apontaram principalmente a escassez de autores negros na formação, que tratam sobre os atravessamentos do racismo em toda atuação da psicologia, principalmente na clínica e, que a condução dessas questões quando aparecem na clínica, está mais apoiada na intuição do profissional do que em orientações mais claras a esse respeito. Muitos também, não entendem a questão do racismo estrutural como “produtor” de psicopatologias. Concluiu-se que há perspectivas diversas sobre o atendimento desta população, com desafios profissionais, culturais e estruturais que precisam ser enfrentados para uma melhor atuação, conforme será descrito no decorrer dessa pesquisa. Com isso, tornou-se importante durante toda a pesquisa a conscientização de cada psicólogo sobre a própria atuação clínica e pensamentos sobre a construção profissional almejada para si.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diogo Fagundes Pereira, Mariana Felippe Barenco Dorta da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
