EPISTEMOLOGIA PERIFÉRICA DE LIBERTAÇÃO
Racionais MC’s e a Cultura de Luta Antirracista nas Periferias Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.59488/32Resumo
O artigo analisa como os Racionais MC’s, por meio de sua produção político-artística, constroem uma epistemologia periférica libertadora e promovem uma cultura de luta antirracista no Brasil contemporâneo. A partir do pensamento de Amílcar Cabral sobre cultura e libertação e dos estudos de Thayara de Lima e D’Andrea, discute-se a atuação do grupo como intelectuais orgânicos das periferias urbanas. Argumenta-se que suas músicas configuram práticas educativas insurgentes, que denunciam o racismo estrutural, produzem consciência crítica e fortalecem a identidade negra. A metodologia qualitativa baseia-se em análise bibliográfica e interpretativa de letras de músicas, discursos e entrevistas. Ao reconhecer a centralidade da cultura na formação política, o estudo evidencia que a obra dos Racionais MC’s contribui para a valorização dos saberes periféricos como formas legítimas de conhecimento e para a construção de uma pedagogia antirracista enraizada nas experiências das populações marginalizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Melina Sousa da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
