"Meu país Nordeste": reflexões sobre os desafios e avanços em Terapia Ocupacional desde uma perspectiva nordestina

My Northeastern country": reflections about challenges advances in Occupational Therapy from a northeastern perspective

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto60690

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Nordeste. Ciência.

Resumo

Objetivo: Refletir sobre processos sócio-históricos relacionados à ciência, educação, e mercado de trabalho em Terapia Ocupacional desde uma perspectiva nordestina. Descrição da imagem: Foi fotografada uma terapeuta ocupacional nordestina, com uma camiseta estampada por elementos relacionados ao Nordeste do Brasil. Foram apontadas desigualdades regionais relacionadas à ciência e educação, e possíveis especificidades relacionadas ao mercado de trabalho. Apontou-se a necessidade de criar políticas para amenizar desigualdades regionais. Verificou-se o pioneirismo do Nordeste na institucionalização acadêmica da profissão e a ampliação do mercado profissional. Recomenda-se a construção de coletivos representativos que registrem histórias e (possíveis) especificidades locais.

 Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Nordeste, Ciência.

 Abstract

 Objective: To reflect on socio-historical processes related to science, education, and the labor market in Occupational Therapy from a northeastern perspective. Image description: An occupational therapist from the Northeast of Brazil was photographed, with a T-shirt printed with elements related to the Northeast of Brazil. Regional inequalities related to science and education were pointed out, and possible specificities related to the labor market. The need to create policies to mitigate regional inequalities was pointed out. There was a pioneering spirit in the Northeast in the academic institutionalization of the profession, and the expansion of the professional market. It is recommended to build representative collectives that record histories and (possible) local specificities.

Keywords: Occupational Therapy, Northeast, Science.

Resumen

 Objetivo: Reflexionar sobre los procesos sociohistóricos relacionados con la ciencia, la educación y el mercado laboral en Terapia Ocupacional desde una perspectiva nororiental. Descripción de la imagen: Una terapeuta ocupacional del Nordeste de Brasil fue fotografiada, con una camiseta estampada con elementos relacionados con el Nordeste de Brasil. Se señalaron las desigualdades regionales relacionadas con la ciencia y la educación, y posibles especificidades relacionadas con el mercado laboral. Se señaló la necesidad de crear políticas para mitigar las desigualdades regionales. Hubo un espíritu pionero en el Nordeste en la institucionalización académica de la profesión y la expansión del mercado profesional. Se recomienda construir colectivos representativos que registren historias y (posibles) especificidades locales.

Palabras clave: Terapia Ocupacional, Nordeste, Ciencia

Biografia do Autor

Andrezza Marques Duque, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto). Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2007). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva (PPGISC/UFPE 2011) e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFS 2019). Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath - Adulto. Foi Professora Auxiliar 1 do Curso de Terapia Ocupacional/UFPE (2010/2011). Tem interesse nos seguintes temas: Saúde Pública; Epidemiologia; Análise Espacial; Saúde do Idoso e Envelhecimento; Terapia Ocupacional e Envelhecimento.

Referências

Arruda, D. R., Lima, S. J., Borin, E. C. P. (2016). Ciência e Tecnologia: Desigualdades Regionais e Estratégicas de Políticas para o Nordeste. Revista Espacios, 37(34), 32. https://www.revistaespacios.com/a16v37n34/16373432.html

Bispo Júnior, J.P. (2009). Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. História, ciências, saúde-manguinhos, 16 (3), 655-668. https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000300005

Chimamanda, N.A. (2009). O perigo da história única. TEDGlobal 2009. Ted.com. Recuperado em 16 de agosto de 2023 de https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt.

Gomes, S. M., Miranda, G. M. D., Sousa, F. O. S., Nascimento, C. M. B., Lima, M. L. L. T., Silva, V. L., & Vilela, M. B. R. (2023). Reabilitação física/funcional no Brasil: análise espaço-temporal da oferta no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 28(2), 373-383. https://doi.org/10.1590/1413-81232023282.09112022.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. DESIGUALDADES REGIONAIS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CT&I) NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SUA EVOLUÇÃO RECENTE. [Texto para discussão]. (1st Ed.). https://www.econstor.eu/bitstream/10419/91452/1/66412626X.pdf

Miranda, E. F. dos S., Amado, C. F., & Ferreira, T. P. da S. (2019). Percepção de gestores acerca da atuação e inserção de terapeutas ocupacionais na atenção básica à saúde. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 27(3), 522–533. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1821

Oliveira, M. L. de, Pinho, R. J. do, & Malfitano, A. P. S. (2019). O cenário da inserção dos terapeutas ocupacionais no Sistema Único de Assistência Social: registros oficiais sobre o nosso percurso. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(4), 828-842. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1742.

Penna, G. O. Conhecimento científico, divulgação e redução de desigualdades regionais. Rev Pan-Amaz Saude, 1(1), p. 11, 2010

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232010000100002

Santos, F. S. (2019). DESIGUALDADE REGIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL: FENÔMENO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PERSPECTIVAS. [Monografia, Universidade de Brasília]. https://bdm.unb.br/bitstream/10483/25152/1/2019_FlavioSouzaSantos_tcc.pdf

Downloads

Publicado

30-04-2024

Edição

Seção

Imagens para Capa da Revista