Governança Corporativa e Valor das Empresas Brasileiras de Capital Aberto: uma análise do Informe de Governança
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i2.57723Abstract
Desde 2018 as empresas brasileiras de capital aberto divulgam o informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas (informe de governança), indicando quais práticas recomendadas pelo código são adotadas e apresentando justificativas para as práticas não adotadas, em uma abordagem conhecida como pratique ou explique. Este trabalho verificou se a adoção das práticas avaliadas no informe de governança agrega valor para a empresa brasileira. Primeiramente mensurou-se através de índices o nível de adoção às práticas avaliadas no informe de governança de 209 empresas brasileiras no período de 2019 a 2021, totalizando 596 observações anuais. Em seguida analisou-se a relação dos índices com o valor de mercado das empresas e a sensibilidade desta relação a características da empresa apontadas como determinantes dos conflitos de agência: concentração de propriedade, excesso de direitos de voto, rentabilidade, endividamento e tamanho. Os resultados apontam crescente nível de aderência às práticas recomendadas no código, e que este nível está positivamente relacionado com o valor da empresa. Ademais, observou-se que esta relação é mais forte em empresas em que não há excesso de direito de voto dos acionistas controladores, mais rentáveis, menos endividadas e maiores. O trabalho apresenta evidências de que a obrigatoriedade da divulgação do informe de governança pode contribuir para maior adoção de práticas recomendadas e avaliação da qualidade da estrutura de governança das empresas brasileiras de capital aberto, com a ressalva de que a escolha de quais práticas que devem ser priorizadas pelas empresas depende de características do ambiente organizacional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Isac de Freitas Brandão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.