A REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO (BRASILEIRO) EM PERSPECTIVA

UMA VISÃO PANORÂMICA (1932 - 2021)

Autores

Resumo

O artigo retrata uma investigação cujo objetivo foi examinar (de modo panorâmico) a Revista de Educação Física do Exército, considerando seus aspectos conceituais, pedagógicos e (in)formativos. Trata-se de uma iniciativa científica justificada em virtude de corresponder ao mais antigo periódico da Educação Física, no território nacional, representando, por sua vez, um dos mais eminentes canais de comunicação em que se baseou a subárea do conhecimento (em questão), e ainda se mantém até certo ponto. Em termos metodológicos, adotou-se uma perspectiva mista, sendo a dimensão quantitativa responsável por cotejar os números, edições e tendências relativas à revista e a qualitativa destinada a evidenciar as categorias (epistemológicas) temáticas, segundo análise documental, provenientes das publicações. Em linhas gerais, os resultados indicam que a revista suscita problemáticas do contexto histórico e político do país, afora exibir a realidade pedagógica do exército envolvendo a Educação Física, as quais refletem tendências e inauguram sentidos ao campo formativo no qual se insere.

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Biografia do Autor

Daniel Evangelista Sales

Docente na Educação Básica de Minas Gerais/Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis , Universidade Federal de Lavras

Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

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Publicado

2025-06-19

Edição

Seção

Artigos