O Alfabeto Kitônico
abstração geométrica e as ferramentas de santo na criação da sintaxe visual de Rubem Valentim
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.18Palavras-chave:
arte afro-brasileira, espiritualidade, abstração geométrica, ferramentas, Rubem ValentimResumo
Propõe-se, neste artigo, uma análise sobre a formulação do alfabeto kitônico, de Rubem Valentim, a partir das obras Painel emblemático (1974), Alfabeto kitônico (1987) e o relevo pertencente à instalação Templo de Oxalá (1977). Essa análise considera as visualidades e simbologias das ferramentas dos orixás e voduns, como partícipes da criação desse alfabeto, possibilitando ao artista a união entre aspectos formais e o conteúdo religioso. Desse modo, ofuscam-se as fronteiras entre a abstração geométrica e a espiritualidade, percebidas nos ritos de origem afro-brasileira. Consequentemente, demonstra-se que a abstração geométrica se torna um meio para o artista presentificar o divino, assim como as ferramentas dos orixás e voduns.
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